top of page

Fugindo da cristaleira.

A casa materna tinha história...

Os móveis de meus pais, eram os mesmos de quando eles tinham casado ,só nos últimos anos de suas vidas, meu pai ,pintou os móveis preto de branco, e colocou puxadores belíssimos dourados,mas a cristaleira da sala dava pra falar ,pois havia ali tantos mistérios ,um deles eu juro, os bibelôs falavam comigo,mas diziam " a Thais é cheia de imaginação" mas eu juro que falavam... Havia uma linda pastorinha de louça,ela havia pertencido a tia de meu ex marido, ao morrer, ele deu todos os bibelôs de lá pra casa de minha mãe ,e ai a coisa ferveu,como que eu, casada ,mãe ,poderia dizer que eles falavam comigo?Ela era linda,a pastorinha de louça, tão frágil ,se eu conseguisse desenhar... Tinha uns sapatos dourados e um vestido enfeitado com rosinhas de louça; tinha ainda um chapéu dourado e segurava um cajado de pastora. Oh, era realmente linda!ela se parecia comigo.

Antes dela chegar ,havia na casa de minha mãe um bonequinho, um limpador de chaminés, em Minas Gerais há muitos fogões a lenha ,e de vez em quando entope aquilo tudo, é necessário esse tipo de profissional ,eu creio que fizeram uma réplica deste profissional ,era magrinho, usava uma calça com o cós enrolado na cintura ,e tinha uma pequena escada que carregava em seu ombro ele não ficava sujo, ele se parecia com o Mauricio ,meu vizinho,tinha os cabelos cor de fogo vermelhos mesmos, e tinha sardas no rosto, tão lindinho,ele estava ali desde sempre.Esse bonequinho poderia ter sido até um príncipe de tão bonitinho que era.Eu queria que vocês vissem a alegria que ele teve ao ver chegar todas aquelas coisas,tinha de tudo mas o que chamou mesmo atenção dele foi a pastorinha.E lá estava ele,bonitinho sem nenhuma marca de fuligem de fumaça ,nada disso!Assim que chegou todos aquele bibelôs minha mão colocou a Pastorinha próximo ao Limpador de chaminés,e não demorou muito eles trocarem olhares ,e ai um dia , que era uma noite, e muito tarde, eu estava deitada ali na sala quando vi uma movimentação esquisita na cristaleira.

Não quero viver neste armário escuro — disse a pastorinha. — e começou a chorar, e olhou para o limpa-chaminés. — não podemos sair daqui? — Faço o que quiseres — respondeu o pequeno limpa-chaminés. — Só serei feliz quando sair daqui ,mas como vamos descer dessa mesa? Ele teve uma ideia,acostumado a subir nos telhados ,ele ensinou ela a usar o entalhe da mesa ,que ficava encostada na parede ,e ai como era uma mesa de pés estilo luis XV ela desceu como num tobogã ,nossa foi divertido,porém assustador,ao chegar no chão ela olhou a cristaleira e os entalhes de florões, e cabeça de veado ,pareciam estar a se mexer e ela pensou ,que eles poderia sem querer chamar atenção de todos e não deu outra...Gente do céu foi de tudo ali a gritar: galinhas d'angola,bailarinas,sapos, jarras,flores,veados leões, todos pequeninos, mas muito barulhentos, e logo minha mãe acordou e disse pra mim: _Ainda cordada Thais? -E o que aconteceu aqui? -ah! eu estava limpando seus bibelôs mãe... -Faça isso amanhã de manhã minha filha, e pegou o casal e colocou de novo no lugar, ela não havia percebido que tudo ali na cristaleira havia saído do lugar ,ela colocou os fugitivos no mesmo lugar, apagou a luz do abajur, e a casa ficou mais escura ainda ,e eu tive de ouvir A PASTORINHA a chorar, e ele a CONSOLAR dizendo: - Amanhã faremos tudo de novo. - Não suporto isto — dizia ela. — Tenho de sair daqui...

estava tão aterrorizada que caiu nos seus joelhos ... - Tenho uma ideia ,Vamos meter-nos ali dentro daquela jarra esconder-nos entre as rosas de plásticos... -Isso não ajuda nada — respondeu ela,estamos no mesmo lugar, teremos de nos esforçar, e o dia já vai raiar, e essa casas cheia de gente ,e essa mulher que não dorme fica aqui nos olhando, ela está nos ouvindo eu tenho certeza... -Não isso é impossível esse mundo é só nosso, mas eu quero te perguntar ,você quer mesmo fugir?Tens realmente coragem para isso? - Fazes ideia de como é o Mundo? E já pensaste que não podemos voltar para aqui? — Sim, já pensei nisso ,respondeu ela. O limpa-chaminés deitou-lhe um olhar sério e penetrante e depois disse: — O único caminho que conheço é pela chaminé,do fogão á lenha que fica atras daquela porta, o negócio e que tem três cachorros sempre ali na cozinha ,e eles podem nos atacar, Tens a certeza que possuis coragem suficiente para ires atrás de mim pelo fogão, é um túnel escuro ,mas por ali que se vai para a chaminé, e depois já sei o que fazer. Estaremos tão alto que ninguém nos apanhará e,podemos sair para a nossa vida longe deste armário. Amanheceu....

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page